TODOS JUNTOS, POR UM SINDICATO AINDA MAIS FORTE

Felix Serrano de Barros Presidente do Sindicato.

PALAVRA DO PRESIDENTE

Companheiros e companheiras rodoviários de todos os setores de nossa região:

É com satisfação que trago a vocês boas notícias e aproveito também para fazer um desabafo. Muitas pessoas de fora da categoria criticaram e até nos ofenderam pela forma com que conduzimos nossas reivindicações e lutas na Campanha Salarial deste ano. Esses críticos, na verdade, não se importam com a família rodoviária, não apresentam sugestões e nem sequer perguntam se precisamos de ajuda física ou moral. Eles simplesmente torciam pelo nosso fracasso.

No entanto, o fracasso seria também o de cerca de 2 mil pais e mães de família que acreditam e torciam por nós e por nosso acerto na condução da luta. Não podíamos errar. Um erro seria fatal para o bolso de nossa categoria por doze meses. Eu e toda a diretoria do Sindicato não permitimos que esses tipos de pessoas abalassem nossa vontade de lutar e mudar o quadro crítico que enfrentávamos. Essa foi a minha primeira campanha salarial como presidente do Sindicato. Conforme já descrevi em outros boletins, eu vim de baixo, tenho origem humilde, nasci na zona leste de São Paulo. Tive uma vida difícil, comecei a trabalhar muito cedo no bar que meu pai possui e que fica em frente à garagem da antiga Viação Ferraz.

Comecei bem cedo como cobrador na Visul, passei para fiscal e, depois de muitos anos a trabalhar como motorista, chego à Presidência de nossa entidade, com o apoio e a indicação de vários amigos sindicalistas e de outros segmentos, do apoio da Federação dos Rodoviários do Estado de São Paulo e, sobretudo, o apoio da nossa categoria. Por isso, aviso aos navegantes, quem quiser somar será bem recebido. Para dividir, não há espaço. Hoje, graças à seriedade com que enfrentamos esse desafio, podemos comemorar com a família rodoviária avanços econômicos e conquistas sociais.

Depois de muitas reuniões com os patrões, conseguimos a tão sonhada cesta básica sem disciplina de meta, temos um convênio odontológico gratuito para todos os trabalhadores (as) e dependentes, obtivemos a maior PLR (Participação nos Lucros e Resultados) do Estado de São Paulo, obtivemos o vale cesta com reposição da inflação e os salários obtiveram também a reposição inflacionária e aumento real. E equiparamos o salário da Breda Rodoviário com Urbano. Isso só foi possível porque a categoria rodoviária confiou em mim. Continuaremos com mais força e dedicação a essa luta, pois no ano que vem tem mais.