Protesto de Funcionários Paralisa Circulação de Ônibus em Mogi

Sindicato de motoristas e cobradores pede por mais segurança. O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários e Anexos de Mogi das Cruzes, Suzano e Região paralisou a circulação de ônibus na manhã desta sexta-feira (7), em Mogi das Cruzes. De acordo o sindicato, a paralisação afeta ônibus de Mogi das Cruzes e intermunicipais. Ainda segundo os sindicalistas, cerca de 80% das linhas de ônibus da cidade pararam de circular às 10h.

O principal pedido dos funcionários é pela segurança. Segundo o presidente do sindicato na região, Félix de Barros, os motoristas e cobradores têm medo das diversas ocorrências de queimadas de ônibus. "Os trabalhadores aderem ao protesto, porque não aguentam mais ser assaltados".

De acordo com o secretário de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, o sindicato avisou com antecedência a Prefeitura sobre a paralisação. "Como o sindicato já havia avisado a Prefeitura que faria o protesto hoje, foram colocados 28 carros reservas para evitar o prejuízo ao atendimento das linhas", garante. Ele disse no entanto, que ainda não há como saber se a população está sentindo os reflexos do protesto. "No momento não há como saber se houve ou não prejuízo para as linhas. Mas ontem a Prefeitura já tinha se programado para tentar evitar esse prejuízo", garante.

Protesto por segurança

Na manhã desta sexta, o sindicato fechou os portões do Terminal Estudantes em Mogi das Cruzes e, por volta das 10h, os ônibus começaram a sair em carreata para fazer um protesto contra a falta de segurança. Houve um desentendimento entre os sindicalistas e os fiscais das empresas de ônibus que operam na cidade, pois eles não queriam que os ônibus saíssem do terminal.

Ainda segundo o presidente do sindicato na região, a intenção é que a carreata vá até Jundiapeba e volte para o terminal. "Essa carreata e protesto são para chamar atenção das autoridades públicas, nessa questão de segurança. Porque os ônibus estão sendo queimados e isso gera uma insegurança para os trabalhadores da cidade", afirma.