Onze motivos óbvios para manter o cobrador no ônibus
Código de trânsito brasileiro art. 28: O condutor deverá, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito.
Ônibus sem cobrador – A falta de um cobrador no ônibus contraria o artigo 28 do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe que o motorista deve ter atenção redobrada ao conduzir o veículo. No momento em que ele exerce dupla função (dirigir e cobrar a passagem ao mesmo tempo), coloca em risco a segurança de passageiros, sua segurança e dos demais veículos que trafegam pelas vias comuns, pois sua atenção passa a ser dividida entre receber valor, dar o troco correto e dirigir, além de cumprir o itinerário dentro do horário estipulado pela empresa.
Motivos:
1. O cobrador auxilia e opera o elevador do cadeirante, hoje item de acessibilidade no ônibus.
2. O cobrador fornece informações sobre endereço, localidade e destino aos passageiros quando perguntado, não tirando assim a atenção do motorista.
3. O cobrador orienta o usuário a usar o validador e também fornece troco àquele que não tem cartão.
4. O cobrador auxilia qualquer usuário que venha a passar mal no interior do veículo.
5. O cobrador, junto com o motorista, zela pela manutenção do ônibus e organiza qualquer eventualidade que possa ocorrer no interior do veículo.
6. O cobrador garante saídas mais rápidas de pontos lotados nos horários de pico, pois, enquanto o motorista dirige, ele organiza a fila dentro do ônibus.
7. Na espera do troco de nota acima do permitido pela empresa, o cobrador providencia a tempo antes do passageiro descer, evitando assim incomodar o motorista que está dirigindo.
8. O cobrador auxilia o motorista no trânsito, como em manobras, retrovisor e até mesmo no itinerário.
9. O cobrador é uma testemunha ocular e facilita a relação de possíveis ocorrências inusitadas, como assaltos, brigas, discussões, etc.
10. É garantia de segurança, pois com o cobrador, o motorista não será incomodado em seu percurso, prestando atenção somente no trânsito. Isso evita situações como a que ocorreu no Rio de Janeiro, quando um ônibus caiu do viaduto, matando 8 pessoas, por ter ocorrido uma discussão com um passageiro, já que não havia cobrador.
11. O cobrador auxilia o desembarque seguro do passageiro com o fluxo invertido das portas (entra pela frente, desce por trás), evitando assim desviar a atenção do motorista.


