30/10 FTTRESP – Rodoviários fazem ato na 19ª Feira Nacional de Transportes em SP

Os rodoviários realizaram uma manifestação em frente ao Centro de Convenções do Anhembi, durante a 19ª Feira Nacional de Transportadores, a Fenatran, para pressionar as empresas e o governo a cumprir a Lei 12.619/12, que disciplina a jornada de trabalho da categoria.

Valdir de Souza Pestana, vice-presidente da Força Sindical, e Felix Serrano de Barros, Secretário de Políticas Públicas do Transporte da Força Sindical, organizaram o protesto junto com a Fttresp (Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado de São Paulo) e dezenas de sindicatos filiados, com a participação da Ncst.

Pestana e Barros divulgaram nota à imprensa explicando o ato. Segundo eles, o objetivo foi chamar a atenção dos participantes da feira (empresários do setor de transporte de todo o país, autoridades governamentais e parlamentares) para a aplicação integral e imediata da Lei 12.619/2012, em uma posição totalmente inversa daqueles que apoiam a proposta da Comissão Especial – Cemotor, que luta contra os direitos conquistados pelos trabalhadores.

"Nós queremos dialogar com todos os setores que discordam da lei por algum motivo particular ou por pretenderem manter seus lucros, mas nós da Força Sindical, a nossa Federação e seus sindicatos filiados, estamos dispostos a mobilizar os trabalhadores e tomar as ruas, avenidas e estradas deste país, para garantir a lei que garante a saúde e o bem-estar dos motoristas e caminhoneiros autônomos, além de preservar vidas com a diminuição dos acidentes de trânsito", afirma Pestana.

Barros, que também preside o Sindicato dos Rodoviários de Mogi das Cruzes, afirma que "a manifestação é apenas o início de uma grande mobilização que o Brasil assistirá, caso os direitos conquistados pelos trabalhadores com a pretensa revisão sejam 'cassados'".

Hoje (dia 31), as Federações dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários dos Estados de São Paulo – Fttresp e Paraná – Fetropar, estão convidando várias entidades para o lançamento do Fórum Nacional em Defesa da Lei 12.619/2012, "Lei do Descanso", que também regulamentou a profissão dos motoristas e normatizou vários pontos das condições de trabalho desses profissionais e dos caminhoneiros.

O fórum em defesa da lei 12.619/2012, em seu lançamento, pretende reunir todas as entidades sindicais e movimentos organizados que defendem a lei, além das principais instituições envolvidas no debate dela.